domingo, 21 de junho de 2009

Primeira postagem

Olá, pessoal

Estou começando hoje meu blog de viagem - um velho sonho.
Tenho a grande pretensão de postar todo dia um resumo, pelo menos, do que eu fiz, o que aconteceu, por onde andei, quem conheci, tão-logo esta viagem será uma experiência única, da qual gostaria muito de lembrar, e, claro, compartilhar.

Bom, alguns podem se perguntar: de que viagem ele está falando?

Então, desde o ano passado fiquei sabendo de um concurso de artigos promovido pelo excelente Instituto Liberal, do Rio de Janeiro. Era o então o V Prêmio Donald Stewart Jr. e o prêmio para os três primeiros lugares nacionais seria a oportunidade de participar do Summer Seminar da FEE (Foundation for Economic Education), em Irvington on Hudson, norte de New York City, que este ano vai ser de 20 a 24 de julho. Além disso, o primeiro lugar ganharia $ 1.000,00, o segundo $ 500,00 e o terceiro $250,00 dólares.

Este ano, ou melhor, no ano de 2008, o VI Prêmio Donald Stewart Jr. teve como tema "Globalização e Liberdade". Para quem me conhece, sabe que este me foi um tema muito feliz, pois sempre tive grande interesse. Deste modo, utilizei todoa a bibliografia liberal que tinha e tentei escrever algo interessante o suficiente para garantir algum dos 3 primeiros lugares. No final, meu subtema foi "A globalização da liberdade - a importância da responsabilidade individual e do otimismo".

Confesso que a obra costuma ser sempre pior aos olhos do autor. Quando comecei a escrever, comecei a me aprofundar, a aprofundar cada vez mais nas leituras, de modo que meu trabalho ficasse consistente e eu, ao mesmo tempo, ficasse tranqüilo com minha consciência. Bom, me frustrei neste aspecto, pois no regulamento a previsão era de, no máximo, 25 mil caracteres (aproximadamente 12 páginas no formato indicado), de modo que tive de cortar MUITAS partes de minha pesquisa, e, ao meu ver, ser superficial em algumas abordagens.

Este desafio foi também muito importante por outro aspecto. Geralmente na UnB os trabalhos são livres neste quesito, então nunca me preocupei com limites. Também foi importante para que conseguisse aprender a fazer recortes de diferentes leituras, estruturar uma idéia e conseguir encaixá-las no texto de modo coerente.

Depois da divulgação do resultado e da minha extrema felicidade com o mesmo, recebemos uma notícia que conseguiu nos deixar simplesmente incrédulos, sprachlos. O grande Diogo Costa (responsável pelo excelente site www.ordemlivre.org - "OrdemLivre.org é um projeto da Atlas Economic Research Foundation em cooperação com o Cato Institute.") conseguiu um acordo justamente com este CATO Institute para que os vencedores do VI Prêmio Donald Stewart Jr. ganhassem, também, uma bolsa para participar do CATO Summer University, em San Diego, Califórnia.

Recebemos, portanto, premiação dupla, inédita na história deste Prêmio! Aguardamos ansiosos pelos seminários e pela chance de conhecer mais sobre a Terra da Liberdade, berço da democracia moderna - os Estados Unidos da América.

Aqui segue uma explicação mais detalhada sobre os seminários:




Seminário da FEE

- Freedom University 2009

20 – 24 de julho, 2009

Graduação em Liberdade

Os três universitários contemplados com o VI Prêmio Donald Stewart Jr. terão, em julho, uma experiência fascinante. Estarão reunidos durante uma semana com universitários de diversos países no campus da FEE, a 35 km ao norte de Manhattan, Nova Iorque.

O lugar é belíssimo: uma propriedade de 2,83 hectares datada do século 19, cercada de área arborizada e. parques. Construções antigas dão abrigo aos hóspedes e ao staff: a “Big House”, a Carriage House, a “Shanty” (residência do presidente) e duas dependências para guardar material de apoio.

A “Casa Grande”, com 1.860 metros quadrados, é o prédio principal. Abriga escritórios, biblioteca e arquivos, uma sala de aula, sala de jantar, cozinha comercial, sala de reunião dos funcionários e uma grande sala de recepção. O terceiro andar é o dormitório masculino. As mulheres têm dormitório na Carriage House, próxima à Casa Grande.

Há uma sala com computadores com acesso de alta velocidade à internet que os alunos poderão usar em horários pré-estabelecidos. As refeições são servidas na sala de jantar no sistema de bufê. Todos se reúnem nessa hora: alunos, professores e funcionários. A idéia é proporcionar um ambiente de confraternização geral, benéfico a cada um em particular. É a filosofia da FEE.

Universidade da Liberdade [Freedom University]

[Tema: A economia política da Liberdade]

É destinada a alunos universitários de qualquer área de estudo interessados em ampliar e aprofundar seu conhecimento e compreensão do liberalismo clássico, dos fundamentos da economia de mercado e das perspectivas de preservação da liberdade nos próximos anos.

Os professores apresentarão a discussão tópicos como as origens da República dos EUA, a ética do capitalismo, a contraposição da economia de mercado com a economia de Estado, o mito e o custo humano do coletivismo, o Estado beneficente, globalização e livre comércio, a inflação e suas causas, os perigos das políticas ambientalistas e as alternativas privadas para a educação pública, entre outros tópicos.

À noite as discussões serão informais com os conferencistas do dia. Talvez sejam as mais produtivas reuniões para uma troca saudável de idéias. A FEE espera que os alunos expressem suas próprias idéias e opiniões – e que as saibam defender com lógica e imparcialidade. A unanimidade de idéias não é desejada nem encorajada.

Os alunos devem entender que a abordagem dos professores é fundamentada na concepção de uma ordem moral. Por conseguinte, os professores não estão interessados em discutir os meios de melhorar os procedimentos e mecanismos de intervenção governamental.

Os alunos que assistirem a todas as palestras e tiverem participação ativa nas sessões de debates serão contemplados com o Certificado de Conclusão da Freedom University.



Seminário do CATO

- CATO University 2009 –

26 - 31 de julho, 2009

Depois do Freedom University, da FEE, em Nova Iorque, os vencedores do Prêmio DSJ viajarão para a Califórnia para participar do CATO University, o mais importante seminário de finalidade educacional promovido pelo CATO Institute. A promoção para os estudantes brasileiros é uma oferta do “braço” brasileiro do CATO, o OrdemLivre.org., criado por Diogo Costa, um dos contemplados no I Prêmio Donald Stewart Jr.

O lugar é nada menos que um “rancho” americano, o magnífico Rancho Bernardo Inn, a algumas milhas ao norte de San Diego, na Califórnia. As instalações são de categoria internacional, com ótimo espaço para lazer, spa, além de ter acesso imediato ao que há de melhor em San Diego. É num lugar como esse que nossos estudantes estarão aprendendo e discutindo, com estudantes de todo o mundo, sobre o tema escolhido para 2009.

Crise econômica, Guerra e o crescimento do Estado

Entre o caos econômico e as guerras no Iraque e no Afeganistão, a poderosa pressão para que os problemas sejam resolvidos através da intervenção do governo está criando um perigoso novo status quo. Durante uma crise – e agora com os múltiplos desafios da calamidade econômica mundial se somando às duas guerras e ao terrorismo internacional – o governo vem crescendo exponencialmente. A poderosa e extensiva intervenção do governo foi uma das principais causas dessas crises, e agora estamos assistindo a um mal sendo apresentado como cura para a doença. Mesmo que o governo venha a recuar em sua expansão tão logo a crise retroceda, raramente ele volta a seu tamanho original.

Mas uma crise também apresenta a oportunidade de se mudar o status quo, de se reduzir o tamanho do governo. O CATO University 2009 oferece uma oportunidade única de reflexão de como o governo se expandiu em tempos de crise; as ameaças à liberdade, à privacidade, à independência, toda vez que houve pressão para que se adotassem soluções impostas pelo governo (e, em conseqüência, para aumentar seu poder). O seminário mostrará o que pode ser feito para reduzir – ou reverter – a expansão do Governo.

Entre os palestrantes deste ano incluem-se David Boaz, vice-presidente do CATO Institute, autor do célebre Libertarianism: A Primer, Tom G. Palmer, diretor do CATO University que integra o quadro de especialistas do CATO, Robert Mc Donald, do Departamento de História da Academia Militar de West Point, Veronique de Rugy, pesquisadora do Mercatus Center e Robert Higgs, editor do The Independent Review: A Journal of Political Economy, entre outros.

Até breve, folks!

Um comentário:

  1. Este tipo d assunto q envolve a globalização de forma direta e indireta, leva as pessoas, principalmente os jovens, a refletirem sobre o futuro. E é mto gratificante quando presenciamos um joven como você, se interessando por isso! Honrroso!!!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir